Visita ao LARSE - Laboratório de Resíduos Sólidos do Nutec - Núcleo de Tecnologia do Estado do Ceará.

#Agenda POR ALLISON 26 DE JULHO DE 2023

No último dia 24 de julho, tivemos a oportunidade de realizar uma visita ao LARSE - Laboratório de Resíduos Sólidos do Nutec - Núcleo de Tecnologia do Estado do Ceará. O objetivo dessa visita foi discutir a implantação de estudos e treinamentos voltados para os resíduos orgânicos e modelos de compostagem aplicados nas centrais municipais de reciclagem.

Ao chegar ao Nutec, fomos recebidos por uma equipe de profissionais altamente capacitados e especializados nessa área, Dr Ari Clesius e Dr. Professor Ronaldo Stefanutti. Eles nos apresentaram as instalações do laboratório, que contava com equipamentos de última geração e uma estrutura moderna e adequada para a realização de pesquisas e testes relacionados aos resíduos sólidos e geração de gás.

Durante a visita, foram abordados diversos aspectos relacionados aos resíduos orgânicos e sua importância para o processo de reciclagem. Foi ressaltado que esses resíduos representam uma grande parte do lixo produzido diariamente nas cidades e, se não forem tratados corretamente, podem causar diversos problemas ambientais.

A implantação de estudos e treinamentos sobre resíduos orgânicos é fundamental para o desenvolvimento das centrais municipais de reciclagem. A compostagem, por exemplo, é uma técnica que possibilita a decomposição dos resíduos orgânicos de forma controlada, transformando-os em adubo e ainda geração de gás. Essa prática contribui para redução do volume de lixo destinado aos aterros sanitários e lixões, além de gerar um produto final de alta qualidade que pode ser utilizado na agricultura.

Durante a visita, foram apresentados diversos modelos de compostagem adotados em outras regiões do país e até mesmo no exterior, mostrando que existem diversas técnicas e tecnologias disponíveis para atender às necessidades de cada central de reciclagem.

Além disso, discutiu-se a importância do treinamento dos funcionários das centrais municipais para o correto manejo dos resíduos orgânicos e a manutenção dos modelos de compostagem. Foi sugerido a realização de cursos, oficinas e palestras, com o intuito de capacitar esses profissionais e disseminar o conhecimento sobre boas práticas de compostagem.

É importante ressaltar que a visita ao laboratório de resíduos sólidos do Nutec proporcionou uma visão ampla sobre a importância da implantação de estudos e treinamentos relacionados aos resíduos orgânicos e modelos de compostagem nas centrais municipais de reciclagem. Essas práticas podem contribuir significativamente para a redução da quantidade de lixo destinado aos aterros e para a promoção de um ambiente mais sustentável.

Em conclusão, a visita ao laboratório de resíduos sólidos do Nutec despertou um senso de responsabilidade e conscientização sobre a importância da correta destinação dos resíduos orgânicos. Acreditamos que a implantação de estudos e treinamentos nessa área será um grande passo para a consolidação de um futuro mais sustentável, no qual a compostagem seja amplamente adotada e valorizada como uma prática fundamental para a preservação do meio ambiente.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?