Ubajara é um município da microrregião da Ibiapaba, na Mesorregião do Noroeste Cearense, no estado do Ceará, no Brasil. Sua população em 2010 era de 31 792 habitantes.
O território de Ubajara era habitado primitivamente pelos índios tabajaras. A primeira penetração portuguesa foi feita por volta de 1604, por Pero Coelho de Souza. Entre os anos 1840 e 1860, outras famílias se estabeleceram no território, atraídas pela fertilidade da terra. Quando a grande seca as atingiu, deslocaram-se para o lado sul de uma lagoa, denominada Lagoa de Jacaré, ali organizando um arruado que se chamou Jacaré, primitivo nome do Município. Em 1884, a povoação foi totalmente destruída violentamente por um incêndio. Os habitantes construíram novamente suas moradias e mantiveram a mesma designação de Jacaré. Em 1890, por ato de Luiz Antonio Ferraz, governador do Ceará, foi elevado à categoria de distrito da paz da Jurisdição de Ibiapina. No dia 24 de Agosto de 1915, foi editada a Lei n° 1279, que elevou o Distrito da paz à categoria do Município com a denominação de Ubajara, por influência da gruta existente na encosta da Serra, a cerca de 5 km da sede.
A Cultura de Ubajara é traduzida pela identidade de nosso povo, que é hospitaleiro, alegre, trabalhador e de fé, essa é a auto-afirmação de quem somos. Ubajara é uma cidade respira cultura, e um celeiro de grandes artistas, como o escritor Raimundo Magalhães Junior, Imortal da Academia Brasileira de Letras ao contemporâneo escultor Frank Castro Siqueira, além de vários outros nomes representantes da Cultura Popular. Por ser uma jovem cidade com apenas 103, é possível perceber como o passado e o presente se misturam no dia-a-dia na fala, na culinária, nos saberes e fazeres, na arte, nas crenças, nos costumes, hábitos e aptidões de seu povo. Ubajara é uma cidade que tem um calendário de eventos anuais é bem eclético, como: Encontro de Reisados em janeiro; o Carnaval em fevereiro, a Paixão de Cristo em abril, o Ubajunino em junho, a Fepai - Feira de Produtos Agrícolas da Serra da Ibiapaba, mas, nos últimos anos o foco tem sido o setor comercial e o Turismo em julho, a festa em comemoração ao aniversário de emancipação política de Ubajara em 23 ou 24 de agosto, a Exposição Agropecuária de 27 a 30 de setembro, o Festival de Floração do Maracujá em outubro, o Natal de Luz e a Festa de Réveillon em dezembro , além de todas as festas religiosas durante o ano, ainda temos os grandes shows organizados pela casa de show Castelo Club durante todo o ano, e este ano será criado o Festival Gastronômico da Rota Turística da Ibiapaba, ou a Rota dos Mirantes.
É muito procurada por turistas por conta do Parque Nacional de Ubajara, um dos menores parques nacionais do Brasil, onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de teleférico. Gruta de Ubajara: Localizada no Distrito de Araticum, a 3 km da sede, localizada no Parque Nacional de Ubajara. Trajeto feito por trilha natural margeando um riacho ou por teleférico durante 2 a 3 minutos, oferecendo ampla visão do parque. Apesar do potencial natural e geográfico para o turismo, esta atividade vem perdendo força nos últimos meses devido à falta de políticas públicas adequadas para a atividade. A cidade foi considerada, por muitos anos, a "joia da coroa" da região ibiapabana. Todos os anos, ocorre a Fepai, feira de produtos agrícolas da serra da Ibiapaba, além da exposição de animais e o Festival de Floração do Maracujá.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?